Adolescente ri ao ser apreendido por mandar matar o próprio pai com tiro na cabeça

Assassinato ocorreu no mercado do pai do adolescente — Foto: Diêgo Holanda/G1

A Polícia Civil apreendeu nesta quarta-feira (29) um adolescente de 16 anos que mandou matar o próprio pai com um tiro na cabeça, na Zona Leste de Porto Velho. O assassinato aconteceu no mercado do pai do suspeito, em dia 10 de maio, no Bairro Socialista. O menor foi levado a uma unidade de internação. “No depoimento ele riu, confessou o crime e parece não se arrepender”, diz a delegada.

Os mandados de apreensão do adolescente e de prisão do suspeito de ser o piloto da motocicleta usada no crime foram cumpridos nesta quarta-feira. As investigações foram realizadas pela Delegacia Especializada em Crimes Contra a Vida em conjunto com a Delegacia de Apuração de Atos infracionais (Deaai).

De acordo com a delegada Leisaloma Carvalho, responsável pelas investigações, as suspeitas sobre o adolescente ser o mandante do crime começaram quando ele demonstrou frieza no velório do pai e também no primeiro depoimento que prestou na polícia.

“Ele tava muito tranquilo e teve momentos que ele riu durante a oitiva dele, o que chamou atenção do comportamento dele. Muito estranho pra quem havia acabado de perder o pai, vítima de um crime de roubo, inclusive presenciado por ele”, explicou.

Delegada diz que adolescente foi frio em depoimento — Foto: Diêgo Holanda/G1

A análise das câmeras de segurança da rua do mercado constatou que o menor fez um sinal para os assassinos, que estavam na rua, saberem a hora de entrar no estabelecimento e executar o comerciante.

As investigações revelaram o contato do jovem com um intermediário que encontrou os dois executores. Eles chegaram de moto no dia do homicídio.

A delegada também destacou que a simulação de um latrocínio foi tramada pelo menor, mas não se sustentou porque o atirador perseguiu a vítima até conseguir atingi-lo com um tiro na cabeça.

“Esse assalto nunca existiu, embora tenha ocorrido a subtração de algum dinheiro do caixa, mas a real finalidade era matar a vítima”, conta.

Confissão

No depoimento prestado nesta quarta, o adolescente confessou que tramou a morte do pai e negou que a mãe tivesse conhecimento ou envolvimento no crime. Ele alegou que mandou matar o comerciante porque o pai havia descoberto os saques que ele fazia no caixa do comércio e tomaria medidas pra impedir que ele continuasse com os desvios.

Leisaloma revelou que chamou atenção a frieza do suspeito no novo depoimento. “Ele não demonstrou nenhum arrependimento na oitiva, inclusive voltou a rir, o que demonstra que é uma pessoa totalmente fria, embora a idade seja de 16 anos”, diz a delegada.

Moto usada no assassinato do comerciante em Porto Velho — Foto: Diêgo Holanda/G1

“Os familiares do adolescente foram ouvidos após a morte da vítima e falaram que o adolescente é problemático e estava envolvido em atos infracionais e que o pai estava tendo muito trabalho com ele, estava descontente com o comportamento do filho. Os familiares contam que o pai sempre deu tudo pro filho e o filho chegou a agir dessa maneira”, relatou.

Outro fato que chamou atenção da polícia é que o menor contou pretender pagar R$ 20 mil aos executores do pai, mas como não havia conseguido fazer o pagamento, estava em busca de outras pessoas para matar os assassinos do comerciante.

O suspeito de pilotar a moto usada no crime, conforme a polícia, foi identificado pela digital deixada no caixa do comércio.

A motocicleta foi apreendida e levada à Delegacia de Homicídios. A delegada disse que possivelmente o suspeito preso usava a moto para fazer vários roubos na cidade. Os novos crimes podem ser descobertos se as vítimas reconhecerem o veículo.

O adolescente teve o pedido de internação provisória acatado pela Justiça. Agora, a polícia trabalha para localizar o intermediador e o atirador contratado pelo jovem.

Por Diêgo Holanda, G1 RO — Porto Velho

Please follow and like us:
error0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *