Alunos e pesquisadores da Unicamp criam animação sobre física – Guajara Hoje

Alunos e pesquisadores da Unicamp criam animação sobre física

Animação estará disponível a partir do dia 25

Animação estará disponível a partir do dia 25
Divulgação

Um grupo de pesquisadores e alunos do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) está envolvido na produção de um curta-metragem de animação sobre física de partículas no âmbito de um projeto intitulado Anima Física.

O propósito é criar uma ferramenta de divulgação científica para o público não especializado e, principalmente, para jovens estudantes. À frente da parte artística está o cineasta e animador Maurício Squarisi, codiretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas.

A iniciativa é uma parceria da Unicamp com o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas e tem apoio da FAPESP por meio do Projeto Temático “Desafios para o Século XXI em Física e Astrofísica de Neutrinos”, coordenado pelo professor do IFGW Orlando Luis Goulart Peres.

A ideia de unir física e animação em um projeto de divulgação científica partiu do professor  Marcelo Moraes Guzzo, também do IFGW, que se inspirou no filme Café, um Dedo de Prosa, de Maurício Squarisi, um longa-metragem em animação que conta a história do café e seus impactos na história do Brasil.

A elaboração do roteiro artístico foi acompanhada de perto pelos físicos do projeto, para que os conceitos, nomenclaturas e informações técnicas fossem precisos. A equipe multiespecialista conta também com a participação de um grupo de alunos de licenciatura em Física, que está desenvolvendo outros materiais de apoio, como textos e vídeos.

“Quarks e Léptons” é o nome do primeiro curta-metragem de uma série. O desenho conta a história de Mari, filha dos professores Pedro e Duda, que faz uma aposta com o pai em troca de conseguir ingressos para o show da sua banda favorita.

“Quarks e Léptons” estará disponível na internet a partir de 25 de outubro. Nesse dia, das 14h30 às 15h30, um evento de lançamento será realizado no auditório do IFGW-Unicamp, na rua Sérgio Buarque de Holanda, 777, Cidade Universitária, Campinas, SP. Entrada gratuita.

Antes da estreia, porém, é possível conferir os bastidores do projeto Anima Física e do desenvolvimento do filme pelo site http://animafisica.com.br/.

* Com informações da assessoria de imprensa do Anima Física.

Powered by WPeMatico

Please follow and like us:
error0