Conheça o Suzuki Jimny, o 4×4 compacto do campo mais barato do Brasil

Além de toda capacidade off-road, há o conforto do ar-condicionado para os dias mais quentes e vidros, travas e retrovisores elétricos — Foto: Tom Papp

Por baixo do visual simpático do Suzuki Jimny, há um SUV bastante bruto e resistente, pronto para enfrentar tanto o asfalto das grandes cidades quanto os campos mais acidentados de fazendas no interior do Brasil.

Toda a explicação está na história. O Jimny faz parte de uma família de pequenos 4×4 iniciada há mais de 50 anos no Japão. O objetivo sempre foi ter capacidade de transpor os maiores obstáculos com confiabilidade e segurança, sempre em tamanho compacto. Prova disso é que ainda hoje o Jimny segue o conceito ao pé da letra.

Sua carroceria é montada da mesma forma das picapes médias e caminhões, sobre um chassi do tipo heavy duty. Ele tem excelentes ângulos de transposição, suspensão com eixo rígido trilink com molas helicoidais. Um conjunto rígido e robusto, o ideal para um veículo feito para o uso severo no off-road.

Essa foi umas das virtudes que levou o mineiro Ronald Couto e Silva, de 48 anos, a comprar o 4×4. “Estava buscando um carro com características robustas e que fosse mais prático no dia a dia. O Jimny se encaixou perfeitamente e, desde a compra do carro, tem sido o automóvel que eu mais uso da minha garagem. Sempre tive carros com tração 4×4 e esse também foi um diferencial quando optei por ele. Além de usar para o trabalho, também tenho feito passeios com a minha família. É um carro bastante versátil, sem histórico de problemas, fácil de estacionar e que sobe até parede, como diz a gíria dos jipeiros. Tem me agradado bastante”, disse.

Como constatou Ronald, o Jimny enfrenta qualquer terreno sem preocupação. Seu sistema de tração 4×4 com reduzida permite realizar a conversão de 4×2 para 4×4 e vice-versa ao toque de um botão no painel. Vale destacar que o Jimny é o 4×4 mais barato do Brasil! O baixo peso (apenas 1.090kg), aliado ao motor 1.3 todo de alumínio com 85cv e 11,2kgfm de torque garantem ótimo desempenho para transitar em qualquer terreno.

Leonardo Bezerra é responsável pela área de suprimentos da Usina Trapiche, no Recife, empresa do ramo de álcool e açúcar. De acordo com ele, a frota de Suzuki Jimny da empresa só tende a crescer. “Sempre trabalhamos com picapes 4×4, mas o preço alto desses modelos inviabilizou a renovação da frota. O Jimny, por ser o 4×4 mais barato do Brasil supriu essa necessidade. Nossos engenheiros precisam fiscalizar as plantações de cana para acompanhar o desenvolvimento das mudas e a capacidade 4×4, aliada ao baixo peso e o entre eixos curtinho ajudam o Jimny a ultrapassar qualquer obstáculo. Atualmente temos de 10 a 12 Jimny por aqui e esse número com certeza irá aumentar”, contou. O Jimny tem todas essas qualidades citadas por Bezerra, mas sem perder itens de conforto, como ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos. Os bancos têm revestimento de vinil e o assoalho é revestido em borracha para facilitar a limpeza após a utilização no campo. Além disso, os bancos são completamente reclináveis e se unem aos bancos traseiros, tornando-se ótimas camas para um rápido cochilo após o almoço.Com uma tradição de meio século, um conjunto robusto e resistente para off-road, o Jimny não deixa dúvidas de que é um carro perfeito para o trabalho no campo.

Please follow and like us:
error0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *