É hora de respirar e aliviar a tensão antes do Enem – Guajara Hoje

É hora de respirar e aliviar a tensão antes do Enem

Estudantes ficam ansiosos às vésperas do Enem

Estudantes ficam ansiosos às vésperas do Enem
Pixabay

Além da tensão natural antes da segunda prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), marcada para este domingo (10), os estudantes que estão concluindo o ensino médio sofrem com a cobrança para ingressar em uma faculdade, além da ansiedade de deixar o colégio e não saber quais os próximos passos no futuro.

Leia mais: Falta pouco para o Enem, saiba como lidar com a ansiedade

Para a coordenadora pedagógica do colégio Pio XII, Viviane Paiva Direito, os alunos que estão concluindo o terceiro ano do ensino médio sofrem com a despedida da escola. “Eles não sabem o que vão enfrentar daqui pra frente, nem onde estarão no ano que vem”, diz ela. E isso aumenta a ansiedade.

A cobrança é grande nessa fase. “Muitos precisam lidar com a cobrança da família e com o medo de ser o único que não conseguiu ingressar em uma universidade”, explica.

Para Viviane, o Enem é a primeira prova de fogo, como se fosse a largada de uma maratona. “É um choque de realidade, muitos não conseguem atingir as próprias expectativas e nesta segunda prova a tensão é ainda maior por se tratar de matemática e ciências da natureza.”

Leia mais: Enem: É hora de estudar ou relaxar na véspera da prova? Eis a questão

Como ter controle emocional diante desse cenário?

tress O primeiro ponto é respirar, tentar relaxar. Vale a dica de sempre: aulas de relaxamento e atividades físicas. “No colégio temos o Respira Terceirão para que os estudantes tenham momento de serenar”, avalia. 

Aulas de música divertem e relaxam. Quem canta seus males espanta, já diz o ditado, assim funciona com os alunos às vésperas do Enem. 


Arte R7

Powered by WPeMatico

Please follow and like us:
error0