Eleição do Conselho Tutelar transcorre normalmente em Guajará-Mirim-RO

 

 

O Brasil mal saiu de umas conturbadas eleições gerais e já vive, neste ano, outra campanha eleitoral igualmente polarizada: a dos Conselhos Tutelares, organismos presentes em praticamente todas as cidades brasileiras e responsáveis por zelar pela proteção de crianças e adolescentes. Neste domingo, 6 de outubro, de 8h às 17h, pessoas a partir de 16 anos com título de eleitor e em situação regular com a Justiça Eleitoral poderão escolher até cinco candidatos do conselho mais próximo de sua residência. A lei que criou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê que a escolha de novos conselheiros, que possuem mandato de quatro anos, devem acontecer simultaneamente em todos os municípios do país um ano depois do comício presidencial. As eleições são abertas a todos os eleitores, mas o voto não é obrigatório.

Francisco Rodrigues: Coordenador do processo de escolha, dos novos Conselheiros Tutelares

Segundo o coordenador das eleições em Guajará-Mirim-RO, Francisco Rodrigues a eleição dos novos conselheiros tutelares, está tranquilo e dentro do esperado, e só pede a população paciência na hora de votar, porque não é uma eleição política, e sim um processo de escolha, e está trabalhando com um número de voluntários reduzido para trabalhar com o mesmo número de eleitores da cidade distribuídos apenas em oito(08) seções na escola Irmã Maria Celeste.

Diferente das eleições normais o eleitor não vai encontrar o número da sua seção, e sim a inicial do próprio nome nas salas de votação, ou seja por ordem alfabética. Ainda segundo ele em outros municípios do estado O Ministério Público interviu no processo de escolha, caçando candidatos e destituindo presidentes do Conselho, o que não ocorreu em Guajará-Mirim, ele disse ainda que não houve desistência de nenhum candidato nem impugnação finalizou.

21 candidatos disputam as cinco vagas em Guajará-Mirim, os que forem eleitos irão trabalhar na defesa dos direitos da criança e do adolescente, sendo a ligação com os órgãos de Segurança, bem como o poder  judiciário. O processo de escolha termina ás 17 : 30 

 

 

 

Da: redação

Please follow and like us:
error0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *