Exercícios e brincadeiras tornam o isolamento mais divertido – Guajara Hoje

Exercícios e brincadeiras tornam o isolamento mais divertido

Unir brincadeiras com atividades físicas ajudam a passar a quarentena
Reprodução/Pinterest

Fazer exercícios em casa pode ser um desafio, ainda mais em quarentena, por causa do combate ao coronavirus, mas vale lembrar que a atividade física libera hormônios que ajudam a diminuir a ansiedade e o estresse. Quando começar? Agora.

Leia mais: Tire suas dúvidas sobre o coronavírus

“Adulto que não se exercita é ansioso e dorme mal e a criança fica irritada, muito agitada e com dificuldade para se concentrar”, explica a professora de Educação Física, Raquel Quartiero. O melhor a fazer, então, é dedicar um tempo, todos os dias, para os exercícios.

“Nada deve ser imposto, principalmente com as crianças pequenas, brincadeiras de saltar, por exemplo, já ajudam pais e filhos a fazer alguma atividade”. Raquel destaca que os pais devem dar o exemplo, não adianta mandar fazer ginástica e ficar sentado no sofá.

Leia mais: Capes oferece bolsas de estudo para pesquisas sobre coronavírus

“Quando os pais dão exemplo, as crianças imitam e se divertem fazendo exercícios junto, o agachamento é um exercício completo que pode ser feito em família sem riscos”, orienta. Outro exercício é o burpee, muito conhecido dos participantes de crossfit, que trabalha várias partes do corpo. 

A atividade começa em posição de agachamento, com as mãos apoiadas no chão. Em seguida, as pernas devem ser jogadas para trás e voltar para a posição de agachamento, finalizando com um salto com os braços levantados para cima. Com adolescentes, vale acrescentar polichinelo e abdominais. 

Regastar brincadeiras antigas une a atividade física com a cognitiva. Para Raquel, vale investir em amarelinha, pular corda ou elástico, morto vivo (quando a criança agacha e levanta), bambolê ou esconde-esconde com as crianças menores.

O professor do Colégio de Aplicação da Univale, Mauricio Ferri Schmitz, diz que é possível transformar o isolamento em diversão e dá algumas dicas:

Brincadeira do algodão: Pegue bolinhas e algodão e dois baldes. Coloque os baldes a uma distância de dois metros e peça para as crianças jogarem as bolinhas. 

Tem uma mesa leve em casa? Incline, deixe a criança segurar o balde na outra ponta e joge as bolinhas. Elas deverão recolher as bolinhas no balde.

Quer variar? Pegue uma raquete, lance as bolinhas para a criança rebater e acertar no balde.

–  Brincadeiras com Almofadas: Coloque a almofada ou um bicho de pelúcia no chão. Deite e coloque uma bacia nas costas. Com os pés pegue a almofada e tente acertar a bacia.

Zig-Zag: espalhe latinhas ou garrafas pet pelo chão com uma distância de 2 ou 3 metros e peça para a criança correr entre os obstáculos várias vezes.

Powered by WPeMatico

Please follow and like us: