Prefeito Cícero Noronha disse que responsabilidade pela obra da Estação do Distrito do Iata é do Governo do Estado

 

Foto: Cleilson Sales

 

Para incentivar, fomentar, divulgar o turismo e gerar emprego e renda, foi realizada a reforma da antiga estação da Ferrovia Madeira Mamoré no Distrito do Iata, distante 30 Km, de Guajará-Mirim . A obra iniciou em Agosto de 2017 e já foi concluída. Segundo a Setur resta apenas a confirmação da prefeitura de Guajará-Mirim confirmar a intenção de receber a obra, segundo acordo firmado, declarado e devidamente assinado na gestão anterior, na época o prefeito era “Dúlcio Mendes”, que após a conclusão da obra o município se responsabilizaria pela mesma.

Hoje a obra está abandonada e cheia de mato ao seu redor, se assemelhando a outra grande obra do governo federal, um imenso casarão que foi construído  para ser uma Escola-Hotel e que nunca foi inaugurado. A decisão, entretanto, envolve órgãos federais e não há consenso sobre o assunto.

Prefeito: Cícero Noronha

O atual prefeito de Guajará-Mirim Cícero Noronha declarou ao “Guajará Hoje” que a Estação do Distrito do Iata, não é de responsabilidade do município e sim do Governo do Estado, independente de quem assumiu o cargo. “A obra é um convênio do Ministério do Turismo com o Governo de Rondônia, e o então prefeito Dúlcio Mendes demonstrou interesse em assumir essa obra bem como a dos barracões dos bois bumbás. Quando assumi a Prefeitura, eu não concordei com com esse tipo de acordo, ou seja da maneira que foi feito, até porque nós temos uma discussão sobre o Hospital Regional de muitos anos e Governo do Estado não assume que a responsabilidade é dele, frisou Noronha, disse ainda que já tem uma decisão judicial em favor do município e o Governo briga na justiça para não assumir, então eu deixo de ter essa obrigação maior de assumir aquilo que não é do município e não posso imputar à população de Guajará-Mirim com mais despesas com pessoal, não é por aí, e a obra realmente é do Ministério do Turismo Governo do Estado, Governo Federal. As obras foram feitas é no município, mas em momento algum foi assinado celebração de convênio com o Governo Federal, finalizou o Prefeito Cícero Noronha.”

Com relação a limpeza e manutenção da Estação, o Prefeito Cícero Noronha falou que  está, disposto a negociar com o Governo do Estadual e Federal, e chegar a um consenso na destinação da obra, e espera trabalhar em parcerias, nas três esferas de governo, e dar uma melhor qualidade de vida para os moradores do Distrito que tanto precisa

Hotel Escola de Ecoturismo, uma obra do Governo Federal, nunca foi inaugurada, Hoje tomada pelo mato.

Da: Redação

Please follow and like us:
error0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *