Professor passa 24h online para chamar atenção dos alunos

Professor adaptou uma prancha com bota para o Física na Praça

Professor adaptou uma prancha com bota para o Física na Praça
Divulgação

O cearense Idelfranio Moreira é um professor arretado, que resolveu mostrar como os conceitos da Física estão presentes na rotina das pessoas. Com muita criatividade, ele já levou os passos de dança de Michael Jackson para a praça, também já colocou uma plaquinha para tirar dúvidas de estudantes em uma feira e comemora o dia do professor 24 horas no ar no dia do professor.

Autor do canal Física Marginal que está no ar há 10 anos no Youtube e um dos professores do QG do Enem, Moreira é um autodidata. Com o pai, relojoeiro, adquiriu o gosto pelas engrenagens e mecanismos. Com a mãe, desenvolveu a capacidade de aprender sozinho. “Quando concluí o ensino médio, já lecionava, fui para a universidade, passei um dia por lá e nunca mais voltei”, conta.

Irrequieto, Moreira deixou uma carreira estável de professor para mostrar que a física está muito mais próxima da realidade das pessoas do que elas imaginam. “Se um ônibus freia e você sabe onde colocar a mão, você entende o que é inércia,” diz. “A física está aí, as pessoas não sabem que sabem”, brinca.

Física marginal porque apresenta os conceitos que estão às margens do que é dado nas salas de aula. “Foi uma libertação falar de física que não fosse para cair na prova.”

E a criatividade é o chamariz para prender a atenção dos estudantes. “No geral, o aluno só vai procurar um canal que ensine física se estiver aperreado para a prova, mas mostramos que é possível aprender de forma criativa.”

Vale apresentar conceitos de física que está presente nos clássicos da literatura e nos contos de fadas. Para chamar a atenção, Moreira levou o passo Smooth Criminal, de Michael Jackson, para ser dançado no meio da praça.

“Nessa coreografia, os bailarinos usam um sapato com pinos no calcanhar para poderem se inclinar, é um truque de centro de massa, desenvolvi uma bota com pranchas para as pessoas entenderem o que ocorre na dança”, explica.

O professor cearense também foi até uma feira com uma placa com os dizeres: “venha tirar suas dúvidas de física comigo”.  Neste ano, pelo quarto ano seguido, vai comemorar o dia do professor de um jeito muito próprio: ficará 24 horas ao vivo na internet.

Além da preocupação de mostrar que a física não é um bicho papão, Moreira dedica parte de seu tempo na formação de professores e na gestão escolar. Um jeito de transmitir a paixão pelas ciências para diferentes gerações e de forma contínua.

Please follow and like us:
error0