SAÚDE: Dicas para montar sua academia em casa – Guajara Hoje

SAÚDE: Dicas para montar sua academia em casa

Comece a se exercitar em sua casa com o uso de equipamentos simples e funcionais

 

O exercício físico é uma parte importante da vida. Como seres humanos, devemos nos mover, mas muitos de nós têm um estilo de vida sedentário e passam horas na frente de um computador.

Tendo nossas vidas cada vez mais ocupadas, acabamos muitas vezes fugindo da academia, na maioria das vezes porque estamos cansados ​​demais para passar por todo o processo de chegar ao local de treino e nos adaptar a tudo o que a acompanha (por exemplo, tempo de deslocamento, sala de musculação lotada, mensalidade, taxas de exames e matrícula, dentre outros…).

Por esse motivo, muitos de nós sonham em ter sua própria academia em casa. Você pode imaginar não ter que pagar por uma academia, ir para a academia, esperar para usar máquinas e lidar com todos os seus medos? Parece bom, certo? Contudo, sabemos que muitos de nós não têm espaço ou dinheiro para montar uma academia nos padrões das que existem por aí.

Porém, embora o espaço e o orçamento sejam as restrições mais importantes, com um pouco de planejamento adequado, você poderá construir sua própria academia e permitir que seu sonho se torne realidade.

É por isso que nesta post você encontrará instruções detalhadas e passo a passo sobre como configurar uma academia simples e funcional em sua casa, sala de estar ou mesmo no seu quarto. Talvez você não consiga comprar todo o equipamento, mas aprenderá que, mesmo com pouco espaço e um pouco dinheiro, é possível configurar uma academia funcional.

O equipamento essencial que você precisará

Antes de tudo, você precisa definir um orçamento. Construir uma academia de ponta pode ser caro. Mas você não precisa de um investimento alto para criar algo básico e funcional. Sugerimos os seguintes itens inicialmente:

  • Um tapete de ioga ou exercício;
  • Uma corda de pular para o seu treino cardio;
  • Um conjunto de pesos ajustáveis ​​e
  • um conjunto de faixas de resistência.

Se você tiver possibilidade financeira, pense na compra de kettlebells, que são pesos em forma de bolas com alças. Lembre que você pode comprar itens novos ou acessar sites de produtos usados, podendo encontrar equipamentos ainda em bom estado, ​​a um preço baixo. Lembre que, ao comprar equipamentos usados, é importante higienizá-los bem antes de usá-los.

Halteres versus faixas de resistência

Tanto o uso de halteres quanto de faixas de resistência têm seus benefícios ​​para o treinamento de força. Em linha geral, os pesos acabam sendo a preferência dos usuários porque há mais variedade que se pode fazer com eles. Contudo, as bandas de resistência são um pouco mais seguras que os pesos e são uma ótima ferramenta para prevenção de lesões.

Onde configurar sua academia em casa

Se você não dispõe de muito espaço e mora, por exemplo, em imóveis em Porto Alegre que possuem baixa metragem, não há problema nenhum nisso. Você só precisa de um local grande o suficiente para um tapete de ioga! Você pode se exercitar no seu quarto, ao lado da cama, por exemplo.

Agora, se você não tiver espaço no seu quarto, sugerimos a sala de estar, onde você pode também começar a treinar. E que tal usar sua garagem? Esta seria uma solução ideal, pois geralmente tem espaço suficiente para configurar todos os conceitos básicos de treino e pode reunir ótimas opções de acessórios para seu treino render.

Uma boa dica para aproveitamento de espaço é colocar rodinhas em nos móveis. Dessa forma, você pode mudar as coisas de lugar rapidamente, sem estragar o piso e ter espaço suficiente para realizar seus exercícios.

Controle climático, iluminação e decoração

É importante ter a temperatura certa em um local onde você deve se exercitar. Isso pode variar dependendo da localização do seu ginásio em casa. Por exemplo, será mais difícil esquentar ou esfriar uma garagem do que uma sala de um apartamento. Uma boa luz também é importante. O brilho e o calor se resumem às preferências pessoais, mas evite lâmpadas com pouca luz. Além do mais, você pode decorar sua academia da maneira que desejar, usando qualquer combinação de cores e luzes que desejar.

Onde guardar seus equipamentos

Os equipamentos adquiridos para necessidades específicas são facilmente armazenadas em um armário. Agora, se os seus armários já estiverem cheios, experimente outros locais, como estantes de livros ou dentro de uma caixa multifuncional ao lado da churrasqueira ou mesmo na garagem. Colocar alguns itens em cima do guarda-roupas ou debaixo da cama também vale. O que não pode acontecer é que isso seja empecilho para começar a treinar!

O que comprar se você tiver espaço e dinheiro

Vale a pena investir numa máquina de remo, como ponto de partida. O remo fortalece todo o corpo e eleva os batimentos cardíacos, ajudando-o a queimar várias calorias. Geralmente, a maioria dos modelos é bem completa, sendo um dos únicos equipamentos para exercícios aeróbicos que também oferece exercícios de corpo inteiro. A outra grande vantagem das máquinas de remo é que elas não são de alto impacto, como esteiras, e são menos propensas a causar lesões nos joelhos e nos quadris.

Considere adicionar espelhos

Os espelhos não apenas fazem um pequeno espaço parecer maior, mas também podem ajudá-lo a ter um treino melhor. Ver a sua postura ajuda a melhorar seus exercícios se você não tiver um personal trainer que trabalhe com você para corrigir a maneira como estão sendo realizados. Claro que isso é opcional, como é o caso de qualquer apartamento em Porto Alegre que os insere nos locais de treinamento, pois nem todo mundo fica confortável se olhando no espelho. Contudo, pelos benefícios, o fato de ter espelhos realmente vale à pena.

Depois de configurar sua academia em casa ou no seu apartamento, confira dicas de fitness para realizar sempre mais um ótimo treino!

Gostou deste post? Aproveite e compartilhe estas informações em suas redes sociais, para que mais pessoas possam pensar na possibilidade de montar uma pequena academia em casa e evitar de não cuidar do corpo com saúde e mais qualidade de vida!

Please follow and like us:
error0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *