Unicamp dá início a força-tarefa para combater o coronavírus – Guajara Hoje

Unicamp dá início a força-tarefa para combater o coronavírus

Pesquisadores da Unicamp organizam Força Tarefa
Néder Piagentini/Giuliano Miranda RIC/PMI/Jornal da Unicamp/Divulgação

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) deu início a uma força-tarefa para combater a doença Covid-19, causada pelo coronavírus. A ação reunirá voluntários que atuarão em diferentes áreas como diagnóstico, pesquisa e divulgação das informações e é liderada por professores do Instituto de Biologia.

Leia mais: Capes oferece bolsas de estudo para pesquisas sobre coronavírus

A força-tarefa tem como objetivo estruturar a Unicamp para os momentos mais críticos dessa pandemia, prevista para as próximas semanas. A atuação será da seguinte maneira:

Frente Diagnóstico – com o objetivo de padronizar protocolos, produzir controles e auxiliar a implantação de teste nos laboratórios de patologia clínica do Hospital das Clínicas da Unicamp e outros laboratórios de diagnóstico em Campinas.

Frente de Pesquisa e Desenvolvimento – composta por um grupo de pesquisadores trabalhando no desenvolvimento e implementação de testes que possibilitem diagnóstico em larga escala para estas unidades de saúde.
Frente de Pesquisa Básica, com o objetivo de utilizar toda a capacidade de pesquisa e inovação instalada na Unicamp para buscarem descobertas científicas que nos coloquem mais próximos da compreensão da ação do vírus, do desenvolvimento da doença e da ação de fármacos com potencial de reverter o quadro da infecção.

Frente de Divulgação – que prestara o serviço à iniciativa de levar, em tempo real, os progressos científicos da Força tarefa á comunidade, como atuar junto à sociedade no fornecimento de informações confiáveis sobre a pandemia.
Frente de Captação de Recursos, que visa garantir a sustentabilidade da Força Tarefa e auxiliar na estruturação da capacidade do Hospital das Clínicas da Unicamp e outros laboratórios de diagnóstico em Campinas em lidar com esta pandemia.

Frente de Articulação – que atuará em conversas com representantes de instituições, sociedades e políticos para o engajamento conjunto frente a esta iniciativa.

Frente de Ensaios Clínicos –  liderado por pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas, que coordenará os ensaios clínicos voltados a Covid-19 na Unicamp.

Frente de Modelagem Epidemiológica – que atuará na construção de modelos para a previsão de possíveis cenários e análise de dados epidemiológicos que auxiliem na compreensão dos impactos da Covid-19 em nossa sociedade.

Esse trabalho conta com o apoio de voluntários, que serão devidamente treinados.  A Força Tarefa pretende ter a capacidade de realizar inúmeros testes por hora, desenvolver pesquisa de ponta e ensaios clínicos e divulgar em tempo real informações seguras e embasadas cientificamente sobre a Covid-19 e suas consequências para a saúde humana e para a nossa sociedade como um todo.

Os interessados devem acessar o site da Unicamp para mais informações.

Powered by WPeMatico

Please follow and like us:
error0