Covid: projeto de professores brasileiros é selecionado na ONU – Guajara Hoje

Covid: projeto de professores brasileiros é selecionado na ONU

Professores têm projeto selecionado pela Pnud
UFRJ/Divulgação

Professores do Coope/UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio) e do Cefet-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica) tiveram projeto selecionado pela ONU (Organização das Nacões Unidas) para pesquisar a mobilidade urbana nesse período de pandemia.

O projeto foi um dos selecionados pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) para integrar o programa Explorando o impacto da Covid-19 e a resposta política na América Latina e no Caribe, por meio de dados de mobilidade.

Os pesquisadores selecionados terão acesso a dados anônimos sobre mobilidade, que serão disponibilizados pelo Pnud em conjunto com a empresa Grandata (EUA). Os professores poderão extrair dados dessa plataforma para análise dos movimentos da população fora de suas residências. 

A plataforma é uma ferramenta que permite destacar as diferenças percentuais de deslocamentos realizados por usuários em um dia base e cada dia anterior e posterior. Desta forma, é possível determinar o grau de cumprimento do isolamento social de uma população em localidades específicas, sejam ela em uma cidade ou país.

Com essas informações, será possível compreender os impactos socioeconômicos da pandemia no país e contribuir para que o Pnud tenha como planejar uma resposta política na região que engloba America Latina e Caribe.

Powered by WPeMatico