EUA: policiais são afastados após publicações racistas no Facebook – Guajara Hoje

EUA: policiais são afastados após publicações racistas no Facebook

Departamento de Polícia de San Jose afastou quatro policiais por racismo
Reprodução

Quatro policiais da cidade de San Jose, na Califórnia, foram colocados em licença administrativa em meio a uma investigação em um grupo privado do Facebook, onde comentários preconceituosos e racistas foram compartilhados entre policiais da ativa e aposentados. A notícia é do Los Angeles Times.

Leia mais: Projeto de lei de reforma policial é aprovado na Câmara nos EUA

Uma porta-voz do Departamento de Polícia de San Jose confirmou neste sábado (27) que a agência estava conduzindo uma investigação administrativa sobre os comentários e que o departamento estava buscando ajuda do FBI.

“Embora eu não tenha controle sobre o que os ex-funcionários publicam online, posso expressar minha indignação depois de ouvir sobre esses comentários feitos online. Qualquer funcionário atual envolvido com intolerância online será prontamente investigado e responsabilizado ao máximo ao meu alcance ”, afirmou o chefe de polícia de San Jose, Eddie Garcia, em comunicado.

“Não temos lugar para isso”, completou.

O grupo privado do Facebook, 10-7ODSJ, chamou a atenção do público nesta semana em um artigo publicado no Medium. O autor, uma pessoa anônima identificada como parceira de alguém que trabalha para o departamento de polícia de Baía de São Francisco, escreveu que alguns policiais atuais e aposentados de San Jose estavam postando comentários racistas e fanáticos no grupo secreto.

O artigo dizia que um policial de San Jose atual escreveu: “vidas negras realmente não importam”, em um comentário público no Facebook. No grupo privado, o mesmo policial entrou em uma discussão sobre uma mulher muçulmana que processou o Departamento do Xerife do Condado de Ventura por forçá-la a remover o lenço na cabeça sob custódia da polícia.

Jeff Rosen, do Distrito de San Jose, afirmou que o setor responsável fará uma “revisão abrangente” de todos os casos em que os oficiais atuais e aposentados participaram.

Powered by WPeMatico

Please follow and like us: