Futebol inglês cria ‘cota’ para incluir técnicos negros e de minorias – Guajara Hoje

Futebol inglês cria ‘cota’ para incluir técnicos negros e de minorias

Premier League aderiu à luta antirracismo
Cath Ivill/EFE/29-06-20

A Premier League, a EFL (English Football League) e a PFL (Associação de Jogadores de Futebol Profissionais) irão organizar cursos intensivos nos clubes ingleses, para que profissionais do chamado grupo BAME (Black, Asian, and minority ethnic) se tornem treinadores ou profissionais do departamento de futebol. 

A iniciativa será colocada em prática a partir da próxima temporada. Foi idealizada ainda antes da campanha “Black lives matter”, cujo slogan foi estampado nos jogadores no retorno da Premier League, após o auge da pandemia, na luta antirracismo. Atualmente, só na Premier League, existem cerca de 500 jogadores em 20 times.

Mais de 25% deles são negros ou pardos, mas após encerrarem a carreira, a minoria se torna treinador ou gerente. Neste momento, apenas seis treinadores, cerca de 6%, são negros, asiáticos  ou de etnias minoritárias, que juntos representam 14% da população do Reino Unido, nos 92 melhores clubes das ligas profissionais inglesas.

“A PFA tem orgulho de apoiar uma filiação diversificada em campo, e estamos determinados a garantir que isso também se traduza em uma representação substancial da BAME em todas as outras áreas do jogo”, afirmou Gordon Taylor, presidente executivo da PFA, ao site da EFL.

A meta da FA (Associação de Futebol) inglesa é, dentro desta espécie de cota, por meio desta capacitação, até o final de 2021, ter ao menos 20% das comissões técnicas na Inglaterra sendo ocupadas por cidadãos destes grupos.

Em torno de seis em cada temporada, eles serão orientados, no curso, por uma equipe de treinamento da PFA, composta por 14 ex-jogadores que se tornaram treinadores de elite.

A capacitação será individualizada e terá duração de 23 meses. Cada um terá um programa próprio de aprendizado e desenvolvimento, mas todos atuarão, na prática, nas mais variadas funções dentro do departamento de futebol, desde categorias de base até as profissionais, passando por preparação física, setor administrativo e análise de dados.

Volta do futebol na Europa abre espaço para novo ciclo de craques

Powered by WPeMatico

Please follow and like us: